terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Contrato Sócio-Afetivo

  
foto: Hitch, O Conselheiro Amoroso.
Conquistar o amo da sua vida tem um preço.

           Sabe aquele esquema de pontuação que as operadoras de celular têm? Tantos pontos e você pode trocar o seu velho aparelho ferrado por um novinho em folha de alta tecnologia? Pois então, eu sempre tive uma analogia parecida para o amor. Algo no estilo de: ‘a cada três desamores, você tem direito a um que te faça bem’. Não me perguntem o por quê, mas sempre achei que a vida funcionava assim.. a gente precisava merecer a felicidade.

            A realidade é que eu sempre aprendi em casa que coisas boas acontecem para pessoas boas. Coitada da minha mãe; será que algum dia ela realmente acreditou nessas coisas que me ensinou? Porque sejamos francos uns com os outros, a vida não funciona assim de verdade. Não é a vida de todo mundo que se passa nas coberturas do Leblon e tem o Manoel Carlos brincando de Deus.

           Mas voltando ao esquema de pontuação para comprar o amor verdadeiro, sempre compreendi que a vida amorosa funcionava como uma espécie de consórcio. Você paga um preço inicial para estar no jogo, paga sua prestação mensal para segui concorrendo (vide salão de beleza, faculdade para aprimorar a mente, livros para a cultura geral, televisão para a cultura inútil, academia para manter o corpo em ordem e até um psicólogo volta e meia), e, quem sabe um dia, você tem a sorte de ser contemplada pelo Consórcio Algemas da Paixão e receberá em sua casa, juntamente com um lindo kit de final de semana, o tal do Amor Verdadeiro.

            A real é que eu queria fazer aniversário e ganhar de presente um envelope. Abri-lo e nele conter não aqueles cartões bregas de papelaria, ou um vale CD de pessoas sem criatividade. Queria escancará-lo e me deparar com um ‘Vale Amor Verdadeiro’. Então eu sairia correndo, tropeçando em meia dúzia de pessoas, e me atiraria no primeiro guichê imaginário que aparecesse com uma placa reluzente e que piscasse. Nesse momento eu não precisaria mais me preocupar com jogos, traições e ciúmes infundados. Seria feliz para sempre.

            Nesse momento eu acordo e me deparo com a realidade: preciso de tratamento mental urgente.

3 comentários:

PAOLA RABAIOLI disse...

ADOREI A PARTE DO 'MANOEL CARLOS BRNCANDO DE DEUS' MTTT BOM! ADOREI!

Unknown disse...

Acho melhor eu nemmmm comentar isso... As usual: amei!

Ismael Gonçalves disse...

Um breve comentário masculino, de que saiu de um casamento totalmente frustrado, infeliz... etc., e lá pelas tantas encontrou a pessoa amada. Meninas, podem acreditar!!! O AMOR VERDADEIRO EXISTE! E quando encontrarem não tentem acordar, porque não será um sonho.
Ah... e não me venham com essa de que ele existia mas já casou, hehehe...
Grande abraço, Ismael.